Personagens da Educação



Andréa Soraia é formada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia, ela tem 22 anos de experiência e é uma profissional de referência na pequena Campos Belos, cidade do interior do estado de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros.

A professora Andréa Soraia é inquieta e, apesar das mais de duas décadas de trabalho, tem motivação de sobra para realizar um trabalho que conquista alunos, pais e a comunidade como um todo. Para quem gosta dos números, sua escola é dona da maior nota do IDEB do município (Fonte: QEdu), mas o trabalho desenvolvido ali vai muito além dos números.

Conheça um pouco de sua história e descubra uma educação pública que, apesar dos pesares, dá muito certo.


Heloísa Santos é a imagem da típica professora afetiva que muitos tiveram o prazer de ter na infância. Voz mansa, mas firme, olhar empático e muita criatividade na hora de planejar suas aulas.

Com cinco anos de profissão, Heloísa é formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins e pós-graduada em Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal Goiano. Atualmente ministra aulas para uma turma de 3º ano na Escola Municipal Niedja de Souza Machado, escola com maior nota no IDEB da rede municipal de ensino de Campos Belos, cidade no interior de Goiás, região da Chapada dos Veadeiros.

Uma marca do seu trabalho é suscitar em seus alunos o gosto pela leitura e pela produção de texto, o que já te rendeu alguns prêmios.

Entre pesquisas e muita empatia, ela é uma personagem real da educação brasileira que merece ser conhecida.


Marcelle Oliveira é uma jovem que contraria os números: segundo pesquisa da OCDE, só 2,4% dos jovens brasileiros querem ser professor. Outra pesquisa, do Movimento Todos Pela Educação, diz que 49% dos docentes não indicariam a carreira para um jovem.

Diante desses números, o que passa pela cabeça de uma jovem que estuda para ser professora? A Marcelle Oliveira, universitária do curso de Letras em uma universidade no interior de Goiás, abre seu coração e diz o que te levou a se preparar para essa carreira e o que ela espera do trabalho em sala de aula.

Assista, curta, comente e compartilhe.