Tudo de uma vez! Quando o aluno tira a aula da normalidade



Sabe aquele plano de aula onde tudo gira em torno do livro didático? Pois bem, foi assim que começou essa história.

A ideia era trabalhar interpretação de dados com base em pesquisas: gráficos, portagens e números. Para isso me baseei unicamente no livro didático, que ao meu ver já tinha um suporte interessante, pois ele trazia uma pesquisa sobre o uso que crianças e adolescentes fazem da internet.

No segundo de dia de aula, até então baseadas em leituras e discussões sobre o texto, a pesquisa e os contextos diversos dela, um aluno levanta a mão e sugere:

_ Professor, vamos fazer uma pesquisa dessa aqui na escola?

Pronto, imediatamente mudamos o rumo da conversa e de meros espectadores de uma pesquisa que não ouviu as crianças e adolescentes da Vila Rica sobre como eles usam a internet, passamos a desenvolvedores de uma pesquisa própria. E foi assim que tudo se deu:

  1. Criamos (participação ativa de toda a turma de 6º e 7º anos) nossa própria pesquisa, baseados na pesquisa que estávamos lendo e também no livro Juventude Conectada, uma pesquisa realizada pela Telefônica Vivo;
  2. Usando o Google Forms, criamos um formulário para a pesquisa;
  3. Treinamos com cada aluno respondendo a pesquisa individualmente em seu próprio celular ou de um colega;
  4. Pensamos procedimentos para levar a pesquisa a todos os demais alunos da escola e produzimos um bilhetinho para os pais informando que em determinada data os alunos estavam autorizados a trazer seus celulares. *Conversamos sobre o fato de que quem não tivesse celular iria usar o do colega, o do professor ou mesmo um dos 3 notebooks disponíveis na escola;
  5. Aplicamos a pesquisa, para isso escolhemos 5 alunos que se voluntariaram a montar uma banca no pátio da escola;
  6. Depois de cerca de 2 horas de pesquisa, apenas uma criança se recusou a ser ouvida (timidez). Retornamos à sala de aula e fizemos uma leitura geral dos dados e ouvi os alunos sobre a satisfação do trabalho realizado com o envolvimento ativo deles desde a concepção da ideia, a produção e a execução.

Em agosto retomaremos a pesquisa expondo os dados em murais pela escola.