Amplifica Bilíngue Rio, por formações mais relevantes



Conheci o seminário Amplifica em 2017, quando ainda engatinhava na minha busca por experiências de formação continuada que realmente me munissem de repertório para tornar minhas aulas mais inovadoras e relevantes para meus alunos. Não conheço muitas experiências de formação como o Amplifica, por isso mesmo participar desse seminário implica um investimento considerável para um professor que mora em Goiânia, mas os resultados são igualmente consideráveis.

Desde minha primeira participação, em São Paulo, foi impactante viver uma experiência formativa extremamente reflexiva e prática, do tipo que impacta a sala de aula já na primeira segunda-feira após o evento. Em 2017 o contato com a Gamificação, o Google Forms e a ideia de Experiências de Aprendizagem interferiram diretamente no meu trabalho.

Em 2018, dessa vez no Rio de Janeiro, pude viver o outro lado do Amplifica, além de participar de palestras e oficinas maravilhosas, também compartilhei minha própria experiência na sessão Ideias Inspiradoras. Lá falei sobre o uso que venho fazendo dos fluxogramas com meus alunos e é muito bom ver uma prática do âmbito da escola pública tendo espaço em um evento do porte do Amplifica.

O Seminário Amplifica é uma experiência de formação para profissionais da educação que não atoa vem se tornando uma referência. Precisamos ir além das tradicionais formações que giram em torno de teorias. Elas são muito importantes, mas não podem ser a única opção, nem a opção tida como de mais valor. Professores querem e precisam entrar em contato com práticas, com relatos de práticas, com experiências práticas etc. Toda nossa formação desde a graduação, passando pelas especializações e treinamentos são demasiadamente teóricos, é preciso oportunidades de formações que possibilitem contato com experiências práticas que inspirem e promovam a transposição de todo aporte teórico com que temos contato para o dia a dia da sala de aula, e isso o Amplifica entrega com louvor.

Fica só o desejo que mais profissionais da educação em todos os cantos do Brasil tenham oportunidades relevantes de formação continuada como a que o Amplifica oferece.