Em seu discurso histórico na sede da ONU, a jovem Malala Yousafzai disse estas palavras que ecoam mundo afora; 

“One book, one pen, one child, and one teacher can change the world.” 

“Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo. “

Não sei se as pessoas não acreditam verdadeiramente nessas palavras, ou se elas acreditam mas não têm interesse nessa verdade. O fato é que a educação continua a não ser prioridade de investimento, seja financeiro, pessoal, de atenção etc.

Mas saindo do tom de lamento para assumir nossa postura “agir mais e reclamar menos”, eu abro este espaço aqui no site para atrair a atenção do máximo de pessoas possível para uma causa que me moverá pelos próximos meses, espero que mova você também que está lendo isso.

Livro, caneta, criança e professor, juntos eles podem transformar nações. É sobre isso meu pedido, nós podemos levar kits escolares a crianças que precisam disso para concluir um ano de estudo. E quando digo nós, me refiro a eu, você e um monte de pessoas que podemos trazer para este desafio.

A Angola é um dos países que mais cresce no continente africano, mesmo com uma história recente bastante conturbada. Eles só conquistaram a independência de Portugal em 1975, mas logo depois entrou em guerra civil que estendeu até o ano de 2002. Embora já tenham avançado muito, ainda passam por dificuldades.

Talvêz alguém questione o fato da campanha beneficiar crianças de um outro país. Com relação a isso, nós adiantamos que gente é gente independente da localização geográfica, portanto, onde há oportunidade de fazer algo por alguém, existe também um dever fraternal de fazê-lo.

Escola Primária 17 de Setembro fica na Rua da Samba, na cidade de Luanda, capital da Angola. O prédio da instituição tem 14 salas de aula que recebem nos turnos matutino, vespertino e noturno cerca de 3000 alunos do 1º ao 9º ano.  

Conheci essa escola através de uma amiga no país, através dela tenho contato com a instituição, e em setembro, em mais uma oportunidade de conhecer escolas fora do Brasil, terei a oportunidade de conhecer pessoalmente esse lugar.

Desde que comecei o projeto Looking 4 Heroes, iniciando minha procura por heróis anônimos da educação no Uruguai e passando pelo Peru em 2016, me limito apenas a observar os heróis que tenho o prazer de conhecer. Não estava nos planos sair do nosso continente em busca dessas figuras, ao menos por enquanto, mas como resultado de uma série de eventos, surgiu a oportunidade de conhecer uma escola angolana e, diante da situação, senti que mais que simplesmente observar e contar sua história, eu poderia mobilizar pessoas para agir de maneira positiva ali. Daí surgiu esse projeto, uma vaquinha online com o intuito de comprar kits escolares para os alunos da Escola Primária 17 de Setembro.

Ainda não sei muito sobre a escola, as informações e imagens da instituição estão chegando aos poucos, mas conforme elas forem chegando, pretendo dividi-las aqui para que todos conheçam e sintam-se mais à vontade e motivados para tomar parte comigo nesse projeto. Mas já sabemos o suficiente para arregaçar as mangas, eles precisam e nós podemos fazer algo. Isso basta!

Tome parte nessa missão com a gente fazendo sua doação e conquistando novos doadores. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Deixe seu comentário logo abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *