Aprendendo na prática a Pedagogia de Projetos

Nesta semana começamos na escola uma ação em conjunto envolvendo professores, coordenação e direção com o intuito de envolver ainda as famílias e comunidade em geral.

A ideia inicial era arrecadar fraldas para uma ex-aluna da escola que está grávida de quíntuplos, algo raríssimo. Mas o negócio tomou corpo, e eu tomei gosto. Resultado; estamos transformando a oportunidade em aulas sobre uma série de conteúdos. Eu mesmo dividi uma aula com a professora de ciências, enquanto eu trabalhava uma matéria publicada em site sobre o caso atento às questões textuais, a professora de ciências trabalha as questões técnicas ligadas à geração e gestação. Mas a situação ainda deu oportunidade prática de trabalhar probabilidade, técnicas e métodos de fertilização e etc.

Como etapa final do projeto, acontecerá um chá de fraldas, e envolvidos nas etapas de organização desse evento, os alunos ainda terão a oportunidade de, com outros professores, praticar até artesanato na confecção de lembranças.

Também sairemos nas ruas pedindo doações de fraldas, colando cartazes e convidando pessoas. E para expandir nosso raio de mobilização, ainda gravamos um vídeo. Uma oportunidade rica de movimentar os alunos e ainda ensinar valores e trabalhar habilidades.

É preciso a escola estar atenta ao que acontece em volta dele, no nosso caso, a mãe dos bebês é ex-aluna da escola, vizinha de alguns alunos e parente de outros. O caso está ganhando repercussão nacional, dada a sua raridade, e a escola precisa mostrar aos alunos que eles podem interferir positivamente e extrair aprendizado de situações como essa.

Mas também é preciso ter disposição e visão para além dos tradicionais parâmetros educacionais. Também não posso deixar de citar que é preciso ter uma estrutura que permita mexer em horários de aula, planejamentos individuais de cada disciplina e na rotina escolar de forma geral. O investimento é alto, mas o resultado vale a pena, eu mesmo aprendi muita coisa já no início desse projeto. Se alguém aí estiver disposto a ajudar os meninos com as fraldas, basta entrar em contato com a gente, vai ser bem motivador para eles, e pra nós professores, além de uma ajuda em boa hora para a mamãe dos quíntuplos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Deixe seu comentário logo abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *