Um ano do Alimente Heróis Com Livros

Nesta semana o crowdfunding  do Alimente Heróis Com Livros fez um ano que foi ao ar. Desde então, muita coisa mudou na minha vida e na dos meus alunos também. Nossa relação, a dinâmica das nossas aulas, o interesse, a autoestima, o comprometimento etc.

Lembro de, logo nas primeiras semanas da campanha, um aluno me dizer; “professor, mesmo que a gente não consiga arrecadar o dinheiro que precisamos, o projeto já funcionou pra mim. Agora meu pai chega em casa e me chama pra conversar sobre o projeto”. O interesse de alguns pais e muitas pessoas da comunidade foi outro ponto positivo. Infelizmente, tem pai que não sabe que seus filhos ganharam prêmio, saíram em matérias por todo o país e, principalmente, aprenderam muita coisa. Atrair a família para a escola ainda é um desafio onde os resultados são lentos.

Ainda me surpreende o quanto esses alunos evoluíram. A qualidade das produções escritas, a maturidade e profudidade dos comentários, a postura enquanto aluno, o orgulho que sentem da escola etc.  Aos poucos a aula passa por terrenos impossíveis há pouco mais de um ano. Conteúdos previstos no currículo deles e que antes eram impensáveis de ser trabalhados, ou que não conseguia atigí-los, atualmente encontra cabeças mais prontas para absorvê-los.

Como sempre procuro fazer, nesta última semana os chamei para um papo sério; avaliar nosso trabalho. Muita coisa boa saiu na avaliação, a maturidade de perceber os avanços que fizeram é outro aspecto importante desse caminho que eles e eu percorremos. No vídeo abaixo, dois alunos fazem suas avaliações sobre o Alimente Heróis Com Livros e nosso trabalho de ressignificação da leitura.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Deixe seu comentário logo abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *